sexta, 17 de janeiro de 2025
Euro 6.2659 Dólar 6.088

NOVA DECISÃO DO STF GARANTE CORTE DE SALÁRIO E JORNADA

Redação - 13/04/2020 15:15 - Atualizado 13/04/2020

O Advogado-Geral da União, André Mendonça, afirmou nesta segunda-feira (13) queque a nova decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski (aqui) esclarece que acordos individuais de empresas para cortar salários e jornadas de trabalhadores têm efeito imediato, independentemente de posterior manifestação sindical.

Na última segunda-feira (6), o magistrado havia decidido que os sindicatos deveriam ser comunicados do acordo e poderiam iniciar negociação coletiva caso preferissem.

O texto original da MP previa a comunicação do acordo para a respectiva entidade de classe em dez dias, mas não dava poder para a tratativa ser barrada ou alterada. Lewandowski decidiu na semana passada que os sindicatos poderiam deflagrar negociação coletiva, mas não deixava claro os efeitos do acordo individual.

De acordo com Mendonça, a nova decisão esclarece que todos os dispositivos da MP estão em pleno vigor e que os acordos individuais são válidos e têm efeito imediato. Diz ainda que, havendo acordo coletivo posterior, o empregado poderá aderir.

Foto: Dorivan Marinho / Divulgação STF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.