A China escondeu o tamanho do surto de coronavírus, subnotificando o total de casos e de mortes, que podem ser muito maiores do que as anunciadas. A informação está em um relatório confidencial que está na Casa Branca. A informação foi dada pela reportagem da Bloomberg.
O surto de coronavírus no país começou na província chinesa de Hubei no final de 2019 e o país registrou publicamente 82.631 casos e 3.321 mortes, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) ao passo que nos Estados Unidos, país com população 20 vezes menor, o número de casos até o momento chega a 163.199 e 2.850 óbitos. Muita gente questiona como o Estado Unidos podem ter 100% mais casos que a China e como cidades como Xangai e Pequim forma pouco afetadas.
O secretário de Estado dos Estados Unidos Michael Pompeo exortou publicamente a China e outras nações a serem transparentes sobre seus surtos. Ele acusou repetidamente o país de encobrir a extensão do problema e de ser lento em compartilhar informações, especialmente nas semanas após o surgimento do vírus, e bloquear ofertas de ajuda de especialistas americanos. Com informações do Estado de São Paulo.