Salvador faz 471 anos e recolhida enfrenta a peste. Não é a primeira vez que vai enfrentá-la e não será a última. É um inimigo antigo e Salvador sempre venceu essa luta. O primeiro embate ocorreu treze anos após sua fundação quando a varíola aqui se instalou e matou um grande números de índios. E, ao longo dos séculos, a peste mudava de nome, mas voltava para de novo ser vencida pelo povo dessa cidade amada.
Travestindo-se de cólera, peste bubônica, gripe espanhola, varíola, a peste matou milhares de soteropolitanos, mas sempre foi vencida. E novamente, neste fatídico 2020, travestida de coronavírus, ela volta a desafiar a bela cidade da Bahia e impede seus habitantes de sairem à rua para comemorar mais um aniversário. Não há de ser nada, tampouco o isolamento é uma imposição da peste, pelo contrário, ele demonstra a força dessa cidade que vai à luta e, mantendo-se em casa, vai expulsar o invasor, como fez tantas vezes em sua história.
Para isso contamos com a força da população baiana e com o poder público, estadual e municipal, que por aqui que tem se mostrado ativo e vigilante e assim precisa estar até que o inimigo seja vencido. E contamos também com a imprensa livre que, como dizia Rui Barbosa, é a vista da nação.
O portal Bahia Econômica, este pequeno órgão da imprensa baiana, que tem na credibilidade e na seriedade do trato da notícia seu principal patrimônio e que completa em 2020 doze anos de sua fundação, parabeniza Salvador pelo seu aniversário, e junta-se a sua população para assim vencer a peste novamente.
E parabenizando a bela cidade da Bahia, que ao fazer 471 anos demonstra que a beleza não é privilégio das ninfetas, conclama sua população a enfrentar a peste com a arma mais poderosa que possui neste momento e que pode ser definida em 3 palavras: ficar em casa!
Parabéns a Salvador. Parabéns ao povo da cidade da Bahia.
Armando Avena (Editor-Chefe)