A cidade de Florianópolis, uma das primeiras a decretar medidas de distanciamento social, fará testes em larga escala para barrar a proliferação da Covid-19. O Prefeitura comprou testes com recursos próprios. Os testes em massa são uma das ações adotadas pela Coreia do Sul, e seu uso intensivo pode reduzir o tempo de isolamento. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), disse que as compras de cerca de 200 mil testes devem ser finalizadas, possivelmente, na próxima segunda-feira (30), com entrega até o dia 6 de abril. O valor deve superar R$ 15 milhões.
“Estimamos que, se testarmos 20% da população [de 1 milhão de habitantes das quatro cidades], 5% serão isolados. Conseguimos operacionalizar isso e liberar o restante para suas atividades, com todos os cuidados necessários”, calcula o prefeito.
Loureiro explica que testar todos suspeitos é uma forma de preparar a cidade com mais segurança para as futuras flexibilizações do isolamento social. O economista Armando Avena sugeriu a mesma estratégia em artigo onde propõe reduzir o tempo de isolamento da população utilizando o diagnostico massivo. (aqui)