A capital baiana, que contabiliza até o momento 46 casos confirmados do novo coronavírus, está sendo preparada pelas gestões municipal e estadual para um possível aumento de pessoas infectadas.
O governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) confirmaram a viabilização de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atenderem exclusivamente os pacientes com a covid-19. Somados, o número de novos leitos chega a 850. Os gestores divulgaram a informação nesta terça-feira (24), em entrevista ao Bahia Meio Dia da TV Bahia.
“Estamos montando toda estrutura para atender os pacientes que vierem a se contaminar. Além dos leitos de UTIs, que estamos aumentando e a nossa meta é chegar a 600 leitos adicionais nos próximos 40 dias, temos o Hospital Couto Maia inteiramente dedicado ao coronavírus, o Ernesto Simões no Pau Miúdo. Esvaziamos o hospital, remanejamos os pacientes, o Hospital Espanhol que estava fechado e tem mais de 100 leitos de UTI para ofertar a população”, listou Rui, que acrescentou a negociação também com o Hospital Espanhol.
Já o prefeito ACM Neto (DEM), citou a requisição feita pela Prefeitura ao Wetn’Wild, extinto parque aquático que hoje abriga um espaço para shows, e que pode receber até 250 leitos de UTI nos próximos 40 dias. O democrata avisou que 55 leitos já ficarão disponíveis para atender a população nos próximos dias.
Foto: Valter Pontes/Secom