A Prefeitura de Salvador confirmou o novo preço da passagem do transporte público da cidade, que será de R$ 4,20, com validade a partir da quinta-feira (12). Em comunicado divulgado à imprensa, a gestão municipal afirma que o novo valor foi determinado após assegurar a continuidade da renovação da frota, com a chegada de 300 novos ônibus com ar-condicionado este ano. A prefeitura declarou ainda que impediu um aumento da tarifa acima da inflação.
“A Prefeitura condicionou a atualização da tarifa, que está prevista em contrato com as empresas do transporte público, a um valor que não ultrapassasse os R$4,20 e à chegada de 300 ônibus climatizados este ano. Do total, 50 deveriam ter sido entregues pela concessionária CSN em 2019, o que não ocorreu, e os outros 250 fazem parte da renovação da frota. Por conta desses dois fatores, não houve reajuste em janeiro, como queriam os empresários”, afirma a gestão municipal, através de nota.
Ainda segundo a gestão municipal, no ano passado, a própria prefeitura, empresas de transporte e Ministério Público da Bahia (MP-BA) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantia, entre outros pontos, a renovação da frota com a chegada de mil novos ônibus climatizados até 2022, sendo 250 por ano. Por conta disso, após várias rodadas de negociação, foi assinado na noite de ontem (9) um aditivo ao TAC estabelecendo a entrega de 300 ônibus com ar-condicionado em 2020, sendo 50 (da CSN) até maio e o restante até setembro.
Foto : Tácio Moreira/Metropress