Com a luta pela modernidade como foco principal, o Porto de Salvador comemorou 105 anos de fundação no domingo(13) com novos projetos em fase de desenvolvimento, sendo o mais importante deles ampliação do terminal de contêineres. A obra vai contemplar tanto a faixa de cais quanto a retro área. Ainda não há detalhes sobre como se dará a ampliação, qual o custo da reforma e quando começam as obras.
No entanto todos os investimentos estão voltados para a melhoria da eficiência, expansão, modernização otimização da infraestrutura do local, além do fomento de novos negócios e desenvolvimento da economia baiana. Situado na Baía de Todos-os-Santos, o Porto de Salvador ocupa a 7ª posição entre terminais portuários do Norte-Nordeste do país, ficando em 2º lugar na movimentação de contêineres.
O equipamento movimenta vários tipos de cargas, sendo as mais significativas e frequentes os contêineres, celulose, o trigo em grãos equipamentos para o setor industrial. Somente nos três primeiros meses deste ano, o porto apresentou uma movimentação de 980 mil toneladas. Em 2017, alcançou 4,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas, além de 310 mil Teus (equivale à unidade de um contêiner de 20pés). Dentre os três portos públicos da Bahia, o que representa maior volume de carga é o de Aratu Candeias, com o movimento de aproximadamente 7 milhões de toneladas anuais. Porém, o que representa maior valor agregado das mercadorias é o de Salvador, por receber produtos de maior valor comercial
A última temporada de cruzeiros marítimos nos portos baianos começou em novembro do ano passado e terminou em abril deste ano. Durante esse período, 220mil turistas desembarcaram-no estado, segundo levantamento Codea. O número representa um incremento de 8% no fluxo turístico no segmento em relação à temporada anterior. Ao todo, 49 embarcações aportaram na capital baiana. Conforme balanço divulgado pela Conter mas, concessionária que administra o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador, cerca de 115 mil passageiros estiveram nas dependências do terminal soteropolitano, no Comércio.
Tudo isso com uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. Contudo, o primeiro piso está ocioso, sendo utilizado apenas para realização de eventos particulares sociais e corporativos. A Conter mas esclareceu que “embora o projeto conceitual para a construção da edificação tenha considerado a instalação de restaurantes e comércios no local, avaliação da infraestrutura disponível e da demanda do mercado realizada pela concessionária não demonstraram viabilidade para esta forma de uso, inclusive em razão das normas de segurança que a instalação portuária está submetida”, explicou gestora do equipamento, por meio de nota.(TB)