Os preparativos para o Carnaval já estão em ritmo acelerado e muitos baianos e turistas reservam o momento para viajar. Com isso, aumenta o fluxo de motoristas nas estradas durante a folia. De modo a garantir que a viagem seja segura e tranquila, a Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, prepara uma operação especial na BA-099 no período dos festejos carnavalescos. A iniciativa, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) conta, entre outras ações, com reforço de equipe e veículos de suporte de prontidão. Ao total, são esperados mais de 217 mil veículos transitando pela BA-099 entre os dias 20 e 26 de fevereiro.
A operação especial inicia na quinta (20/02), dia em que são esperados cerca de 23 mil veículos. O fluxo se intensifica a partir de sexta (21/02), com mais de 33 mil veículos/dia, e o movimento fica maior no sentido Litoral Norte, especialmente das 9h às 16h. O dia de maior fluxo será no sábado (22/02), quando quase 35 mil veículos devem passar pela rodovia. A atenção se dá no sentido Litoral Norte entre às 8h até as 15h.
Já no domingo (23/02), a quantidade de veículos deve chegar perto dos 30 mil, com a intensificação do fluxo no sentido Litoral Norte das 8h às 14h. Já no sentido Salvador o período de maior movimento será entre as 16h às 19h. Na segunda (24/02), o tráfego deve se manter parecido com o dia anterior, com aumento de movimento das 8h às 14h para quem vai para o Litoral Norte e das 15h às 19h sentido Salvador.
O fluxo volta a aumentar na terça (25/02), quando o número de carros passando pela BA-099 fica em torno de 32 mil. Quem estiver voltando para Salvador, deve esperar um tráfego intenso das 14h às 20h. A operação encerra na Quarta-feira de Cinzas (26/02), quando o número de veículos circulando na região chega a 33 mil. O aumento de fluxo permanece por boa parte do dia no sentido Salvador das 10h às 16h.
Para atender o aumento da demanda, há reforço na equipe do pedágio, com colaboradores extras atuando como papa-fila para garantir agilidade e produtividade, contribuindo com a fluidez. Cerca de 100 colaboradores da Concessionária, em regime de escala, estarão empenhados na operação viária e pedágio da BA-099. Além disso, a CLN mantém de prontidão os serviços médico, mecânico, de recolhimento de animais e apoio ao combate a princípio de incêndios, diminuindo os fatores de risco ao longo do trecho de operação e oferecendo mais segurança aos motoristas.
Foto: divulgação