O Ministério da Saúde (MS) afirmou na quarta-feira (29) que não fará qualquer restrição à entrada de chineses no Brasil. Mesmo com a latente epidemia de coronavírus, o governo não fechará as portas para os chineses. A MS tem recomendado que as pessoas evitem viajar para a China e que empresários evitem receber chineses ou pessoas vindas da China para reuniões presenciais.
O ministério também considera que a recomendação do próprio governo chinês para que sua população evite viajar ajudará a reduzir o fluxo de visitas. “Essa recomendação pode até virar restrição, mas isso não tem interferência nossa”, acrescentou o secretário-executivo.
O potencial de letalidade do coronavírus ainda não é conhecido. O ministério aguarda dados mais completos da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito das chances de morte dos portadores do vírus. O recomendado, até o momento, são medidas básicas de higiene para reduzir as chances de contrair o coronavírus: lavar as mãos regularmente e levar a mão à boca na hora de espirrar.