Apoiadores do presidente da República realizaram ontem em Salvador o chamamento oficial para formação do Aliança pelo Brasil. Em uma parceria inédita, o 12º Cartório de Notas. disponibilizou um guichês exclusivos autenticar firma. O ato foi realizado em torno do “Aliança Móvel” estacionado em frente ao 12º Cartório de Notas da Pituba, R. Território do Amapá, 220 , em frente ao Colégio Militar do Exército – bairro da Pituba.
Eleitores de Bolsonaro chegaram cedo para assinar a ficha de apoio. Até as 10h foram 500 fichas distribuídas, preenchidas e com firma reconhecida. O cartório teve que abrir guichês extras para atender tamanha demanda. Até as 10h foram preenchidas mais de 400 fichas de apoio com firma devidamente reconhecida.
À Tribuna, o vereador Cezar Leite fez um balanço positivo do primeiro dia. “O Aliança Móvel foi uma criação do grupo de apoiadores e do qual também faço parte. Preenchemos mais de 700 fichas, sem contar as pessoas que orientamos para preencher e reconhecer a assinatura no cartório. O movimento foi intenso a ponto do cartório colocar todos os guichês à disposição para a ação e ter que solicitar no final da manhã que os apoiadores retornassem a tarde ou outro dia para finalizar a autenticação. Foi um dia que Salvador mostrou apoio forte ao presidente Bolsonaro, e o Aliança Móvel uma novidade”, declarou. “Estas ações são importantes. Muitas pessoas não sabem ainda como realizar o apoio pelo próprio site, ainda tem muitas dificuldades e precisam de apoio pessoal. Acho que devem ter mais ações de diversos grupos para acelerar o processo”.
Além do Aliança, há mais 76 partidos em criação no Brasil, de acordo com o TSE. O País já tem 33 partidos em atividade. Contando com o apoio de igrejas e entidades empresariais, os integrantes da futura agremiação já reuniram mais de 110 mil rubricas, mas precisam alcançar 492.015 apoios para ganhar o registro na Justiça Eleitoral. Segundo a cláusula de barreira, apenas partidos que elegeram ao menos nove deputados federais em nove Estados diferentes, e atingiram 1,5% dos votos totais para a Câmara em 2018 têm acesso a dinheiro público e espaço televisivo. Em uma live realizada na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou estar otimista em relação à fundação: “Se eu estiver bem em 2022, dá para a gente fazer uma bancada com uns 100 deputados”.
Foto: divulgação