Ficou para o dia 22 de janeiro a entrega das obras civis do Centro de Convenções de Salvador (CCS) pelo consórcio formado pelas empresas Andrade Mendonça e Axxo. A Secretaria municipal de Cultura e Turismo (Secult) está assinando um aditivo de prazo para finalização das obras, que estavam previstas para se encerrar neste sábado dia 21. Embora tenha surgido esse atraso, as datas de inauguração, nos dias 23 e 26 de janeiro estão confirmadas pela Prefeitura de Salvador. No dia 23 de janeiro será a festa de responsabilidade da G.L Events para seus convidados nacionais e internacionais; enquanto no dia 26 de janeiro será a vez da Prefeitura e do trade turístico local receber convidados.
O novo equipamento está sendo construído no sistema similar ao do Hospital Municipal de Salvador (HMS), ou seja, utilizando estruturas pré-moldadas, em conjunto com outras metálicas e lajes. Além de ter a qualidade necessária para a recepção de grandes eventos, o CCS será um equipamento autossustentável, pois todo o material utilizado é antissalitre, o que vai evitar a corrosão das instalações. Com 37 mil m² de terreno construído em uma área de pouco mais de 103 mil m², as instalações do Centro de Convenções de Salvador (CCS) são em formato de uma pomba, símbolo da bandeira de Salvador.
O equipamento terá três pavimentos 100% climatizado e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Sua capacidade é para receber 14 mil pessoas, simultaneamente, em congressos e convenções. O CCS terá dois locais para shows. Cada um com capacidade para 20 mil pessoas. Um externo ao equipamento e outro interno, com 28 camarotes de 50 metros quadrados, que serão moduláveis e irão atender aos dois espaços multiusos, tanto o de fora do centro quanto o de dentro. Esses camarotes poderão se transformar em salas de reunião quando não houver shows. O estacionamento poderá abrigar 1,4 mil veículos.
A concessionária do CCS é a G.L Events, uma multinacional francesa, constituída no Brasil, e que administra outros equipamentos, de porte, como o Rio Centro e o São Paulo Expo. Ela se tornou oficialmente gestora do equipamento pelos próximos 25 anos, ficando responsável tanto pela manutenção quanto pela captação e contratação de atrações nacionais e internacionais. O início da gestão à frente do novo Centro de Convenções de Salvador (CCS), começou em outubro passado, com a assinatura do contrato firmado com a Prefeitura.
Para gerir o equipamento, a empresa investiu R$ 10 milhões em outorga fixa, pagas em duas parcelas. Uma na assinatura do contrato e a segunda será em março. A partir do sexto ano de gestão, a empresa pagará à Prefeitura de Salvador uma outorga variável, que corresponderá a 5% da sua receita bruta. Na oportunidade, o CEO da GL Events, Damien Timpério disse à imprensa: “A gente já esta começando a prospectar eventos. O prazo para assinar contratos de peso internacionais ou nacionais leva de seis a 12 meses e a nossa meta como empresa é devolver a Salvador a posição de terceira maior cidade em turismo de negócios do país, posicionando a capital baiana como destino internacional de negócios”.
Também durante o evento, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, adiantou: “Com a abertura do Centro de Convenções, o turismo de eventos e negócios será alavancado a partir de janeiro de 2020. E a cidade voltara a estar no topo dos principais destinos do Brasil não só no Verão, mas durante todo o ano”. Pelo menos três grandes eventos já foram agendados para o novo Centro de Convenções de Salvador. “Já temos o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em maio de 2020, com estimativa de quatro mil participantes. Em 2021 teremos o Congresso Brasileiro de Mastologia. E em 2024 sediaremos o 7º Congresso Mundial de Trauma”, afirmou Claudio Tinoco. Já o prefeito ACM Neto revelou que o equipamento vai sediar, ainda, em 2020, a Bienal do Livro, realizada este ano no Rio de Janeiro (RJ).
Foto: divulgação