sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

‘CHINA FAZ PARTE DO FUTURO DO BRASIL’, DIZ BOLSONARO COM PRESIDENTE CHINÊS

Redação - 13/11/2019 16:17 - Atualizado 13/11/2019

Em uma reunião que durou cerca de 40 minutos, o presidente Jair Bolsonaro e o chinês Xi Jinping assinaram nove atos, entre acordos e memorandos de intenções, e fizeram promessas mútuas de ampliação e fortalecimento das relações bilaterais. Bolsonaro, que antes de assumir a Presidência da República, no início do ano, via a China com ressalvas, afirmou que o país asiático faz parte do futuro do Brasil. “A China cada vez mais faz parte do futuro do Brasil. O nosso governo vai, cada vez mais, tratar com o devido carinho, respeito e consideração esse gesto do governo chinês. Todos nós, brasileiros e chineses, temos a ganhar em momentos como este”, disse o presidente, que em outubro se reuniu com Xi Jinping em Pequim.

Bolsonaro também agradeceu o apoio dado ao Brasil na questão da soberania da Amazônia. Quando o governo brasileiro era fortemente criticado por causa das queimadas na região, em agosto deste ano, o número 2 da embaixada chinesa em Brasília, Qu Yuhui, defendeu o Brasil e disse que a legislação ambiental brasileira é uma das mais rigorosas do mundo. — Foi um gesto de grandeza que nos fortaleceu muito — disse Bolsonaro, afirmando ainda ser “bem-vindo” o “aceno do governo chinês de agregar valor a tudo que nós produzimos”.

Já o presidente chinês disse que Brasil e China são “bons amigos, bons parceiros, e têm interesses comuns”. Afirmou que avalia como positivos os esforços do governo brasileiro para promover o desenvolvimento socioeconômico do país e defendeu o aprofundamento das relações bilaterais, inclusive a “confiança política”, em “pé de igualdade”. — Vamos continuar discutindo o alinhamento, a cooperação em áreas como agricultura, mineração, óleo e gás, ciência e tecnologia, infraestrutura, entre outras áreas. A China atribui grande importância à influência do Brasil na América Latina e no Caribe — enfatizou Xi Jinping.

Bolsonaro e Xi se reunirão, no fim da tarde desta quarta-feira, com os presidentes da Rússia(Vladimir Putin), da África do Sul (Cyril Ramaphosa), e o primeiro-ministro da Índia (Narendra Modi), no primeiro dia do encontro de cúpula do Brics. Os líderes estarão, juntos, na cerimônia de encerramento de um fórum empresarial com cerca de 500 empresários dos cinco países e, em seguida, participarão de um jantar no Itamaraty. O governo não informou se temas como a situação na Venezuela, a renúncia do boliviano Evo Morales e a expectativa em torno do leilão da tecnologia 5G foram tratados na conversa.

Foto: Alan Santos/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.