O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, responsável por fixar os juros básicos da economia – que foram reduzidos para a mínima histórica de 5% ao ano na semana passada – estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter apresentado crescimento no terceiro trimestre e que, nos próximos meses, deve registrar “alguma aceleração”, reforçada pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Sobre a inflação, o Banco Central avaliou que as projeções de inflação, e suas medidas subjacentes (que procuram captar a tendência dos preços), estão em “níveis confortáveis”.
“As estimativas e projeções de curto prazo indicam que a inflação acumulada em doze meses ainda deve ter recuado em outubro, para níveis ao redor das mínimas observadas durante o regime de metas para a inflação, voltando a se elevar ao longo dos últimos meses do ano”, acrescentou.
O Copom avaliou que essa trajetória de curto prazo reflete uma inflação abaixo do esperado pelo colegiado em setembro e revisão, também para baixo, da projeção referente ao mês de outubro. (G1)
Foto: Reprodução/ Agência Brasil