O óleo que atinge as praias do litoral nordestino há pelo menos 40 dias, começa a aparecer em menor quantidade em Salvador. A capital baiana sofreu com o desastre e já recolheu mais de 100 toneladas do petróleo cru.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), desde a última sexta-feira, 18, não foi registrada a chegada de novas manchas na costa soteropolitana. O óleo atingiu as praias de Salvador com maior força na quarta-feira, 16, e na quinta-feira, 17, quando foi retirado um total de 80 toneladas e 120 quilos.
Ao todo, as praias atingidas foram: Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Maris, Itapuã, Piatã, Placaford, Patamares, Boca do Rio, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Pituba, Amaralina, Ondina, Cristo e Farol da Barra. Não houve registro de presença do óleo nas praias do Subúrbio e Ilhas de Salvador.
São mais de 405 homens que estão trabalhando na limpeza do óleo nas praias, além de 16 caminhões e três tratores usados pelas equipes para a retirada do material. Todo óleo recolhido pela Limpurb está em um depósito temporário na sede do órgão até que as autoridades competentes decidam pelo destino final do material.
Foto: Reprodução/ Aratu Online