sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

EVO MORALES ESTÁ À BEIRA DA VITÓRIA NO 1º TURNO NA BOLÍVIA

Redação - 22/10/2019 07:00 - Atualizado 22/10/2019

Em uma leitura preliminar, o Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia divulgou na noite desta segunda-feira resultados da contagem rápida que indicam que Evo Morales estaria à beira de uma vitória ainda no primeiro turno. Com 95,53% das urnas apuradas, o presidente, que busca seu quarto mandato, teria 46,40% dos votos, contra 37,07% de seu adversário, o ex-presidente Carlos Mesa — uma diferença de 9,33 pontos.

São necessários 10 pontos percentuais para que Morales saia vitorioso, sem precisar enfrentar um segundo turno previsto para o dia 15 de dezembro. De acordo com a legislação chilena, um segundo turno também poderá ser evitado caso um dos candidatos consiga mais de 50% dos votos.N Os resultados oficiais, por sua vez, estão sendo computados manualmente, mas de maneira bem mais lenta. Com 60,65% das urnas apuradas, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados: a aliança de centro Comunidade Cidadã, de Mesa, teria 42,54% dos votos, contra 42,32% do Movimento ao Socialismo de Morales.

A leitura dos resultados preliminares na sala do TSE, em La Paz , foi imediatamente recebida com gritos de “fraude” por aliados de Mesa. Apoiadores de Morales, por sua vez, gritavam “assassassinos, assassinos”. Do lado de fora do prédio, houve confrontos entre partidários de ambos os candidatos, que precisaram ser disperçados pela polícia.

A violência e o protesto, segundo o site do jornal La Razón,  tomaram conta de nove cidades do país. O prédio do Tribunais Eleitorais Departamentais (TED), em Potosí , foi incendiado. Manifestações também foram registradas nas ruas de Santa Cruz , cujo governo “convencido de que o voto popular é a expressão mais democrática que existe em um Estado que garanta direitos e liberdades para todos” convocou os cidadãos para “defender a legitimidade da vontade popular”.

Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.