As obras viárias para a implantação do projeto Região de Trânsito Calmo (RTC), na Pituba, seguem em andamento. Equipes técnicas estão espalhadas pela região para implementar um conjunto de medidas que consiste em mudanças de engenharia viária. As alterações visam a redução na velocidade do tráfego de veículos e o aumento da segurança de pedestres e ciclistas.
As obras já estão sendo realizadas na Rua Vereador Maltez Leone (próximo ao Ponto 7). A rotatória existente no local passa por intervenções para otimizar o fluxo de veículos. Quem costuma utilizar a região aguarda ansioso pela conclusão do projeto.
Por quase 10 anos, a farmacêutica Daniela Cabus, 42 anos, morou na localidade. Embora tenha mudado de residência, frequenta a rua semanalmente. “Estou sempre por aqui, no salão, nas lojas e para visitar as amizades que deixei. A Pituba precisava dessa intervenção. É preciso priorizar que caminha nas ruas”, salientou.
Há duas décadas, o vendedor de frutas Gilvan Souza, 44 anos, tem uma barraca localizada na Rua Vereador Maltez Leone. Segundo ele, a medida vai ser muito proveitosa, já que a via tem um fluxo intenso de pessoas caminhando e andando de bicicleta. “Fico o dia todo aqui e é muita gente passando de pé e de bike. Já estava na hora de fazer algo para valorizar esse público”, assinalou.
Serão mais de dez ruas inteiramente remodeladas e com limitação do trânsito em 40km/h, valorizando principalmente as pessoas que caminham pelas vias. As intervenções na localidade devem ser concluídas em torno de 90 dias. Promovido pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o projeto também engloba a valorização do paisagismo, acessibilidade, sinalização, alargamento de passeios e o aumento da malha cicloviária, com reforço da sinalização, ajustes e melhoria das rotas ciclísticas.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom