quinta, 28 de novembro de 2024
Euro 6.2814 Dólar 5.9389

QUEDA DA SELIC PODE IMPULSIONAR CONSUMO E CREDITO IMOBILIÁRIO, DIZ FECOMÉRCIO/BA

Redação - 11/10/2019 09:00

Por João Paulo Almeida

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic, taxa básica de juros da economia, de 6% ao ano para 5,5% ao ano. O percentual, já esperado pelo mercado financeiro, é o menor da série do Banco Central desde 1986. A Selic esteve de março de 2018 a julho de 2019 em 6,5%, quando recuou para 6%. Os economistas esperam que até o fim de outubro haja mais um corte de 0,5 ponto percentual na taxa, caindo para 5% e permanecendo assim até o fim de 2020.

Em contato com o portal Bahia Econômica o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia, Carlos Andrade afirmou que a queda na taxa de juros será fundamental para dinamizar a economia nesse final de ano pois vai fazer os bancos gerarem mais crédito para o consumidor. “O poder de compra neste final de ano será o aumento da oferta de crédito, uma vez que os bancos vão ter que arriscar um pouco mais no mercado dada a taxa básica de juros no menor nível da série histórica, 5,5% ao ano”, explicou. A entrevista completa de Carlos você acompanha na próxima segunda(14).

Mas não é só a oferta de credito que deve melhorar.  A taxa do crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal também deve melhorar e continuará a cair caso o Banco Central (BC) reduza mais vezes a taxa básica de juros, a Selic. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães afirmou que “Nós reagiremos a quaisquer movimentos de redução da taxa de juros pelo Banco Central. Se o BC continuar reduzindo juros, nós seguiremos essa redução”, disse , ao comentar a redução de juros do crédito imobiliário.

A Caixa já anunciou a redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira (14).(Veja aqui)

Foto: divulgação banco central

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.