sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BRASIL DESPERDIÇA R$71 MI EM ENERGIA POR DIA

Redação - 02/10/2019 13:33

Mais de 71 milhões de reais por dia, ou 52 bilhões de reais em dois anos: este é o montante do desperdício de energia elétrica no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), que analisou os anos de 2015 a 2017. Isso representa aproximadamente metade de toda a produção de energia elétrica de Itaipu no mesmo período. O setor industrial é um dos responsáveis por esse processo, pois consome 40% da energia gerada no país. E erra quem pensa que a iluminação é o vilão desta história. Os motores elétricos são os que mais consomem energia elétrica nas fábricas: 68%.

O incorreto dimensionamento das cargas dos motores e equipamentos elétricos é que geralmente ocasionam este gasto adicional, que muitas vezes não é nem notado pelo empresário. “O desperdício é cobrado em valor de multa na conta de energia, que vem descrita como Energia Reativa Excedente. Confunde e pode representar até 30% do valor da fatura”, explica Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, empresa que promove um workshop sobre o assunto no dia 17 de Outubro em Curitiba.

O evento é gratuito e pretende levar informações úteis aos profissionais do setor elétrico e industrial de como reduzir o consumo de energia nas indústrias simplesmente olhando para a fatura de energia, entendendo de fato o que cada informação descrita significa que muitas vezes é uma multa, mesmo que isso não esteja explícito. O palestrante será o Engenheiro Eletricista Paulo César dos Santos, sócio-diretor da Efi Energy, que demonstrará um dos truques muito utilizados nas indústrias e que auxiliam na redução da conta de energia, que são os bancos de capacitores.”Dos casos que já atendemos, 80% das indústrias desconheciam a multa e não sabiam como proceder para eliminá-la. Para solucionar o problema, corrigimos o dimensionando de cada equipamento ou instalamos um quadro elétrico”, explica.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.