Uma central de serviços onde pessoas em situação de rua poderão ter acesso a atendimentos psicossociais, se inscrever em programas como o Minha Casa, Minha Vida e até receber qualificação profissional para ser encaminhado para o mercado de trabalho. Tudo isso acompanhado por uma equipe especializada formada por psicólogos, assistentes sociais, técnicos e advogados.
A partir desta quarta-feira (25), o leque de ações focadas para a população carente da capital baiana foi ainda mais ampliado com a entrega do Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio. A solenidade de entrega do espaço foi feita pelo prefeito ACM Neto, ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, e do secretário municipal da Saúde, Leo Prates.
“Uma semana depois de inauguramos a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) da Ribeira, estamos aqui para entregar este espaço que servirá de encontro e de exercício de cidadania, de apoio e suporte às pessoas em situação de rua. Elas terão, de maneira rápida e fácil, acesso aos seus direitos e a políticas públicas de assistência social, como, por exemplo, poder se inscrever no Bolsa Família ou receber atendimento jurídico e psicossocial”, disse ACM Neto.
O prefeito ainda salientou que a ideia é que Nuar seja também um local de estímulo para que o morador de rua possa mudar a própria condição e se reinserir por completo na comunidade.
Atendimento – Com capacidade para atender 250 pessoas por dia e investimento de R$798.821,60 por ano, o Nuar funcionará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. No local, a população poderá fazer cartão SUS e Carteira de Trabalho, inscrição no Bolsa Família e CadÚnico, atualização cadastral em programas federais como Minha Casa, Minha Vida, atendimento psicossocial, orientação jurídica e até buscar vagas de emprego através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM).
Fotos: Valter Pontes/Secom