A 20ª rodada do Campeonato Brasileiro foi cruel para o Bahia e seus planos de brigar por uma vaga no G6 da competição – grupo que ganha o direito de disputar a Libertadores em 2020. A derrota de 2×1 para o Corinthians, concorrente direto, já seria um golpe suficientemente duro. Mas, para além disso, o Bahia viu todos os seus adversários vencerem na rodada. Dos times que estavam à frente, apenas o Santos foi derrotado. O time da Vila tomou 3×0 do Grêmio, porém isso não foi nada bom para o tricolor, já que a equipe gaúcha o ultrapassou na tabela de classificação.
Apesar do baque, o clima no Fazendão está longe de ser terra arrasada. Mais do que isso, o cenário pode mudar para melhor, pois o Esquadrão terá a companhia de seu melhor aliado em três das próximas quatro rodadas do Brasileiro: a Fonte Nova. Os jogos contra Botafogo, Athletico-PR e São Paulo serão dentro de casa. O único intervalo será quando o time sair para Santa Catarina, onde enfrenta o Avaí, em jogo válido pela 22ª rodada.
Nos primeiros cinco jogos do primeiro turno, o Bahia somou sete pontos. Seis deles justamente dentro de casa graças às vitórias contra Corinthians (3×2) e Avaí (1×0). Naquela jornada, o tricolor saiu derrotado para Botafogo (2×3) e Athletico-PR (0x1), além de ter somado um pontinho contra o São Paulo no Morumbi após empate em 0x0. “O torcedor está vendo nosso empenho e gostando do que o elenco está fazendo. Buscamos sempre algo positivo pro clube e nessa onda a torcida apoia, demonstra carinho por todos que fazem parte do elenco. Se continuar nessa sintonia, a gente só tende a crescer”, afirmou o atacante Gilberto em entrevista no Fazendão.
Pelo menos no “campeonato dos mandantes”, o Bahia está dentro do G6. O time de Roger Machado é, justamente, o sexto melhor time nesse quesito – atrás de Internacional, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Santos. Dos 10 jogos em casa, o Esquadrão venceu seis, empatou três e perdeu apenas um. Foi para o Santos (1×0), em partida que aconteceu no estádio de Pituaçu.
Foto: divulgação Bahia