sábado, 16 de novembro de 2024
Euro 6.1652 Dólar 5.7959

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO PODE REAQUECER PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS NA BAHIA

Redação - 19/09/2019 17:07 - Atualizado 19/09/2019

Nesta quinta-feira (19), no Senai Cimatec, em Salvador, foi apresentado o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate2020), tendo possibilidade de reaquecimento da produção de óleo e gás, atração de novos investimentos e geração de emprego na Bahia. No estado, o novo programa deve beneficiar diretamente 22 municípios da região do Recôncavo.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, destaca que o processo de fortalecimento da exploração de petróleo e gás é uma importante iniciativa para abrir o leque de possibilidades de investimentos e para ampliar a viabilidade econômica e tecnológica do setor produtivo da Bahia, que possui um enorme potencial: “Mas é de extrema importância ter responsabilidade ambiental e social nesse processo. O Governo do Estado permanece sempre atento e vigilante aos critérios e às garantias dessas seguranças em qualquer projeto a ser implementado”.

O evento serviu para o setor produtivo debater com o Governo do Estado a continuidade e elaboração do plano de ação do Reate na Bahia. No Brasil, o programa, lançado nacionalmente no mês passado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), tem expectativa de gerar 700 mil empregos até 2030.

“Essa proposta vai permitir que os pequenos e médios produtores de petróleo e gás possam explorar os campos do setor, que ainda possuem grande potencial de produção. O que possibilita o aquecimento da economia no setor, na região do Recôncavo baiano. Além disso, a Bahia passa a ter uma produção local de gás a um preço mais competitivo estimulando a atividade industrial no estado”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

 “Este programa tem por finalidade mostrar aos investidores, sobretudo da área de Gás, que os campos são vantajosos e isto, por si só, já justifica a retomada dos investimentos no setor onshore baiano. Além de reativar a atividade econômica de municípios da bacia do Recôncavo e Tucano”, afirma João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, que não pôde participar do evento, mas foi representado por técnicos da pasta.

 

*Foto: Agência Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.