Com dificuldades para pagar fornecedores e levantar caixa, a rede fast fashion Forever 21, que chegou em Salvador em dezembro de 2016, está preparando documentos para entrar com um pedido de falência nos Estados Unidos. Com isso, a empresa deve fechar lojas no Brasil, segundo a revista Exame.
Em crise em todo o mundo, a rede de lojas de roupa lutava para evitar a falência há alguns meses, mas desde 2016, atrasa pagamentos a seus fornecedores. Para continuar operando, a companhia precisaria de 150 milhões de dólares. Para completar, o fundador Do Won Chang, busca manter o controle sobre a companhia, sem diminuir a sua participação na companhia, o que limita as formas de levantar caixa.
O pedido de recuperação judicial, tratado nos Estados Unidos como um capítulo dentro da legislação que trata sobre a falência poderia ajudar a companhia a rever seu negócio, fechar lojas ineficientes e levantar caixa.
No entanto, o fechamento de mais lojas pode prejudicar seriamente companhias de shopping center, já que a Forever 21 é uma loja âncora e atrai consumidores para os locais. Os shopping center, principalmente nos Estados Unidos, sofrem com o avanço do comércio eletrônico, que já levou ao fechamento de milhares de lojas.