A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, amanheceu nesta segunda-feira (26) em obras. É o primeiro dia útil da operação especial com a transferência da ponte-aérea e outros voos domésticos para o Galeão, na Ilha do Governador. Veículos e máquinas já trabalhavam na recuperação do asfalto do Santos Dumont, e marcações em forma de ‘X’ foram pintadas no piso, avisando da interdição a pilotos incautos. O esquema começou no sábado – a pista principal do Santos Dumont será interditada por quase um mês para obras de recuperação e de aplicação de um piso mais aderente para dias de chuva. A previsão é que os trabalhos terminem no dia 21 de setembro. Até lá, a maioria dos voos será transferida para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, Ilha do Governador. São mais de 200 voos transferidos. Consumidores que já compraram passagem para o Santos Dumont serão avisados, por telefone e por e-mail, sobre o remanejamento.
Como ficam as empresas
- AZUL: parte da operação permanece no Santos Dumont. Na primeira semana de interdição (de 24 a 31 de agosto), voos para Campos, São José dos Campos e Ribeirão Preto ficam onde estão. A partir de 1º de setembro, aviões para Vitória entram nessa lista.
- GOL: toda a operação vai para o RioGaleão.
- LATAM: toda a operação vai para o RioGaleão.
Ônibus entre aeroportos
- Azul, Gol e Latam anunciaram o serviço gratuito de traslado entre os dois aeroportos. O passageiro deve apresentar documento com foto e o cartão de embarque – o localizador também é válido.
- AZUL: Partidas de hora em hora. Do Santos Dumont ao Galeão, das 4h às 21h30; do sentido inverso, das 05h30 às 0h30.
- GOL: Saídas simultâneas nos dois aeroportos de hora em hora, das 4h às 23h. No Galeão, os ônibus vão parar perto da Porta D do Terminal 2. No Santos Dumont, na parte do desembarque.
- LATAM: Também sairão ônibus de hora em hora. No Galeão, o ponto de encontro é no Terminal 1. Do Santos Dumont para o Galeão, das 4h às 20h; no sentido contrário, das 6h às 22h.
- Adaptações no Galeão
- O Aeroporto do Galeão está se adaptando para receber este novo volume. Serão 767 mil pessoas vindas dos voos transferidos durante a obra. Isto representa um aumento de 73% no número de passageiros que passam pelo local.