Nesta terça-feira (20) o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia defendeu a aprovação de mudanças no sistema eleitoral para as eleições municipais de 2020. Maia afirmou que seria um “marco para a política” se houvesse um consenso em torno da aprovação de alterações no sistema eleitoral.
O presidente da Câmara citou diferentes propostas de mudanças no sistema eleitoral, mas defendeu uma, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, que presidirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições municipais do ano que vem.
De acordo com ele, seriam realizadas já no ano que vem eleições no modelo distrital misto em cidades com mais de 200 mil habitantes, que contempla dois sistemas: o majoritário, hoje aplicado nas eleições para presidente, governador, senador e prefeito, que valeria para as escolhas nos distritos e o proporcional, que privilegia os partidos como acontece hoje nas eleições para deputados e vereadores.
Nas cidades abaixo de 200 mil habitantes, as eleições seriam em sistema de lista fechada. Pelo modelo, vota-se na lista elaborada pelos partidos, e não diretamente no candidato, como é feito atualmente.