sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

APLICATIVO QUE LISTA POLÍTICOS COM PROBLEMAS NA JUSTIÇA COLOCA ZÉ RONALDO E JOÃO GUALBERTO COMO ALVOS DE PROCESSOS

Redação - 15/05/2018 07:06

O aplicativo “Detector de Corrupção” que tem o objetivo de fazer com que nas próximas eleições o eleitor possa saber quem são os políticos com problemas da justiça, colocou dois aspirantes ao Palácio de Ondina como alvos de processos. O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo aparece em foto monocromática. O motivo é uma ação movida pelo Ministério Público que acusa o democrata de supostamente contratar terceirizados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro de Mangabeira irregularmente, quando aprovados em concurso público aguardavam convocação.

Já João Gualberto (PSDB), segundo a ferramenta, responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal após ação movida pelo Ministério Público Federal, que apura crimes da Lei de Licitações, referente ao período em que ele foi prefeito de Mata de São João (2005-2012). Entre os postulantes ao comando do Estado, Rui Costa (PT), que visa a reeleição, tem a imagem colorida à mostra: indício, de acordo com o App, de que ele é “ficha limpa”. Quem também está isenta, segundo o aplicativo, é a postulante da Rede, Iaraci Dias.

Apesar de já terem os nomes divulgados para o pleito de outubro, João Henrique (PRTB), João Santana (MDB), Marcos Maurício (PPL) e Marcos Mendes (PSOL) não tiveram as fichas divulgadas. Mesmo sem serem, de fato, postulantes ao governo baiano também tiveram os “perfis” divulgados Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Fábio Nogueira (PSOL), ambos sem nenhum processo atrelado aos nomes.

Já o senador Otto Alencar (PSD) também foi “detectado” pelo mecanismo. O parlamentar não está na disputa, mas é acusado de colocar escutas telefônicas ilícitas na linha do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) por meio da Secretaria de Segurança Pública, quando era governador.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.