domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

ONZE NOVOS EMPREENDIMENTOS SERÃO LANÇADOS EM SALVADOR ATÉ DEZEMBRO

Redação - 31/07/2019 06:16

A virada do mercado imobiliário baiano chegou. No primeiro semestre de 2019, a venda de imóveis no estado superou a marca alcançada no mesmo período do ano passado. Com os novos preço praticados pelo setor, o faturamento quase dobrou o saldo de 2018, e depois de um início de ano tímido em lançamentos, o segmento se prepara para disponibilizar até 11 empreendimentos nos próximos seis meses, criando cerca de 1,6 mil empregos diretos. Para o segundo semestre, a perspectiva de uma nova linha de crédito a ser anunciada pela Caixa e as promessas de desburocratização e incentivos do poder público estão levando construtoras e incorporadoras a acreditarem que a “boa terra” está mais pronta do que nunca para um novo boom da construção.

Para entender o momento atual é importante lembrar que 2018 fechou com um balanço com indicativos positivos para o setor, entre eles a definição de um novo cenário político, a redução do estoque de unidades imobiliárias e a rápida absorção de novos lançamentos pelo mercado consumidor. Após a virada do ano, porém, o que se viu foi um cenário de cautela. Segundo o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba), Cláudio Cunha, apenas três novos empreendimentos foram lançados em Salvador entre janeiro e junho deste ano, uma soma tímida se comparada às expectativas. “A cautela é natural frente ao início de um novo governo. Com o avanço da reforma da previdência o otimismo se fortaleceu e já temos 11 produtos encaminhados. Só em Salvador. Acredito que ao menos oito empreendimentos serão lançados até dezembro”, afirma o dirigente.

Se o cenário de lançamentos ficou abaixo do aguardado, os negócios, contudo, responderam de forma positiva. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) apontam que entre janeiro e junho deste ano, 3.922 unidades imobiliárias foram comercializadas em toda a Bahia, totalizando um valor de R$ 981.954.087 em financiamentos. A parcial superou o balanço do primeiro semestre de 2018, quando a entidade contabilizou 2.294 unidades vendidas, para um montante de R$ 522.570.963 em crédito concedido.

Outra informação dada pela Ademi-BA é importante para configurar o cenário de otimismo é a redução do estoque (unidade prontas e não vendidas); 7 mil no no final de junho a menor marca da série  iniciada em 1991. O sócio da DEC Engenharia, Eugênio Mendes, que comercializa o Paradise Residence, no Jardim Armação, faz parte do grupo de empresários que vê o momento com bons olhos e acredita que o mercado imobiliário vai aquecer ainda mais até o final do ano. “Viemos de um momento no qual comercializar ficou difícil. Agora vemos o mercado voltar a crescer e as pessoas de volta à mesa de negociação”, observa. “A procura aumentou, e confio que não só os negócios continuarão em uma crescente, como os empreendedores vão voltar a investir, até pela baixa no estoque”, completa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.