domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

NOVA SEDE DO NEOJIBA É IMPLANTADA EM PRÉDIO HISTÓRICO NA LIBERDADE

Redação - 18/06/2019 13:08

As atividades dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) agora são realizadas em um novo espaço, no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador. A inauguração oficial da primeira etapa da nova sede está prevista para o mês de julho, mas já comporta as atividades dos estudantes beneficiados pela iniciativa. Para que a mudança fosse viabilizada, o Governo do Estado investiu R$ 13,5 milhões, divididos entre a gestão estadual e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O local que passa a abrigar o Neojiba é parte da história da Bahia. No Parque do Queimado funcionou a primeira companhia de distribuição de água do Brasil, tendo sido inaugurada por Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina. O imóvel do século XIX é considerado um marco da engenharia no Brasil. Para receber as atividades do Neojiba, uma série de adequações precisou ser realizada na edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O arquiteto responsável pela obra, Sérgio Eckerman, destaca que o principal o desafio foi preparar o prédio secular para um novo uso. “Foi um trabalho muito difícil de adaptar um prédio muito antigo, que já tinha a sua história e suas próprias camadas. Por outro lado, era uma edificação sem uma utilização definida há muito tempo. O grande desafio foi compatibilizar os requisitos técnicos de transformação desse edifício numa escola de música, numa sala de concerto. É uma obra de 14 meses, que envolveu a requalificação das fachadas, das janelas e esquadrias originais”, explica. O complexo trabalho de adaptação do prédio envolveu a empresa suíça Butikofer de Oliveira Vernay Architectes, que ficou responsável pelo conjunto do projeto arquitetônico. O trabalho obedeceu a uma série de orientações da empresa japonesa Nagata Acoustics, que assina o tratamento acústico do espaço. Este projeto, inclusive, é o primeiro no Brasil assinado pela Nagata Acoustics, responsável por projetos das melhores salas de concerto do mundo, como a Nova Philarmonie, de Paris, e o Disney Hall, em Los Angeles.

A nova sede é um dos poucos lugares do mundo onde é possível encontrar o silêncio absoluto. O termo, muito comum no universo musical, faz referência a um espaço em que os ruídos e barulhos externos não são bem-vindos. Para alcançar tal nível de excelência, o prédio possui janelas com isolamento térmico e acústico, aparelhos de ar-condicionado instalados a partir do piso, cortinas belgas, madeira suíça no palco da sala principal, entre outras especificações.

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.