domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SALVADOR DEVE RECEBER CERCA DE 690 MIL TURISTAS NA COPA AMÉRICA

Redação - 18/06/2019 11:33

Até o próximo dia 29 de junho, Salvador terá recebido um total de cinco partidas da Copa América, sendo quatro pela fase de grupos e uma pelas quartas de final. Durante o período de competição, a estimativa de público que deve desembarcar por aqui é de 687 mil turistas, entre colombianos, argentinos, chilenos, equatorianos e venezuelanos, que acompanharão suas respectivas seleções na Arena Fonte Nova.

Em diversos pontos turísticos da cidade é notável a presença de visitantes estrangeiros. E essa invasão gringa, consequentemente, tem refletido na ocupação hoteleira no município, que somente no último fim de semana, após o início da competição continental, alcançou taxa de 85%. O fluxo foi considerado bastante positivo e surpreendeu entidades que representam o setor turístico.

“Nossa previsão era de algo em torno de 65% a 70%, já que tivemos muitas perdas e cancelamentos em função da crise da Avianca. Mas a Copa trouxe um alento. Muita gente veio de carro do interior e até de estados próximos, a exemplo de Sergipe”, destaca o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis secção Bahia (Abih-Bahia), Glicério Lemos.

Em junho do ano passado, os hotéis da cidade alcançaram 48% de ocupação. A expectativa do trade, segundo Glicério, é fechar junho com 55% a 60%, mas os números podem variar de acordo com o jogo que acontecerá pelas quartas de final no último sábado deste mês – o confronto só será definido após os resultados da fase de grupos. “Teremos maior êxito se seleções como o Brasil ou outras com apelo de público, como Argentina ou Colômbia, jogarem no dia 29”, aponta o presidente da Abih.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, ressalta que além da Copa América estar sendo, naturalmente, a principal porta de entrada dos turistas nesse período, os investimentos realizados pela Prefeitura para a promoção da cidade, nos últimos anos, foram importantes para apresentar Salvador aos visitantes latinos. “A América Latina é o mercado mais próximo de Salvador, e essa proximidade fez com que a gente pudesse investir em capacitações de operadores e agências de viagens junto à rede hoteleira, em países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru”, explica Tinoco, dizendo que a realização da Copa América em Salvador é uma boa oportunidade para fidelizar o turista, de forma que ele retorne para cá em outras ocasiões.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.