Os brasileiros estão mais dispostos a comprar os presentes para as mães em 2018. O indicador que mede a intenção de gastar na ocasião subiu 9,9 pontos em comparação com o ano passado, de 59,4 para 69,3. Trata-se do melhor desempenho desde 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), que fez o levantamento a partir do questionário da Sondagem do Consumidor, quando foram entrevistadas 1.612 pessoas.
Neste ano, menos pessoas declararam que vão reduzir os gastos, passando de 44,6% para 37,1%. Já o percentual de indivíduos que indicaram que gastariam o mesmo valor aumentou de 51,3% para 56,5%, informa o Valor Online. O valor médio dos gastos em 2018 ficou em R$ 108 – um incremento real de 11%, em comparação com o ano passado, quando a média foi de R$ 98. A melhora foi percebida em todas as faixas de renda, segundo a FGV.
“O bom resultado é influenciado pela melhora das expectativas quanto à situação financeira das famílias, cujo indicador é o maior desde outubro 2014. O consumidor que se diz mais otimista em relação à situação financeira nos próximos seis meses tem 5,3% mais chance de comprar o presente do Dia das Mães do que os demais”, explica a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem do Consumidor do FGV IBRE.