quarta, 06 de maio de 2026
Euro Dólar

MPF INVESTIGA RETIRADA DE OBRAS DE ARTISTA BAIANO DE IGREJA NO PELÔ

Redação - 06/06/2019 17:53

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar suposta retirada ilegal de cinco obras de arte do artista baiano José Teófilo de Jesus do acervo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Pelourinho, em Salvador, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O inquérito civil público será conduzido pela procuradora da República Vanessa Gomes Previtera, de acordo com portaria publicada nesta quinta-feira (6), que diz que a denúncia foi recebida pelo MPF de São Paulo, em julho de 2017. No entanto, a procuradora entendeu que compete para investigação dos fatos a subseção de Salvador.

Obras do artista que traduziu a expressão baiana da arte barroca e é considerado o maior pintor ativo na Bahia na primeira metade do século XIX, fizeram parte de exposições recentes no Museu Afro Brasil. Entre elas, a exposição “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro” e “A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.