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NOTA DE CRÉDITO DO NORDESTE É 5,5% MENOR QUE MÉDIA NACIONAL

Redação - 03/06/2019 17:00 - Atualizado 03/06/2019

A nota de crédito dos consumidores do Nordeste é 5,5% menor do que a média nacional. O score da região atinge 449 pontos, contra 475 do país. Os dados são da Foregon.

O score, ou nota de crédito, é a pontuação de 0 a 1000 atribuída a uma pessoa de acordo com seu comportamento financeiro. Quanto mais próximo de zero, maior o risco de inadimplência. A classificação é analisada pelas instituições financeiras na hora de conceder acesso a cartões de crédito, financiamentos, contas digitais, entre outros.

No total, foram considerados 58.916 usuários nacionais da base de dados da Foregon. Destes, 15.392 são da região Nordeste. A empresa possui cerca de oito milhões de pessoas cadastradas, das quais dois milhões são nordestinas.

Os dados também apontam que a renda média do consumidor nordestino é de R$ 2.229,27, 15% menor do que a média brasileira, que chega a R$ 2.623,43.

No recorte por geração, a renda do nordeste também fica abaixo em comparação com o país.

Segundo Gustavo Marquini, CEO da Foregon, manter o nome limpo e os dados atualizados, além de ter contas em seu nome, estão entre as ações que podem auxiliar o consumidor a ter uma nota mais alta, o que pode render acesso aos melhores produtos financeiros. “Toda a trajetória do consumidor é analisada para compor a nota, como pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados em sites de proteção ao crédito”, explica.

Como aumentar o score:

1.Ter o nome limpo, pois é a primeira verificação que as instituições de crédito realizam para entender se um consumidor é um bom pagador. Imprevistos acontecem, mas é importante saldar as contas atrasadas.

2. Negociar as dívidas. Se há contas não pagas, o usuário pode tentar
negociá-las com o credor. Para pedir um novo crédito, é recomendado estar em dia com os pagamentos.

3. Pagar as contas em dia. Caso o consumidor tenha um histórico de atraso nos pagamentos, o acesso aos produtos financeiros fica mais difícil.

4. Ter contas em seu nome. Para iniciar um relacionamento com o consumidor, um banco precisa conhecer seus hábitos. Sem contas bancárias e boletos simples, como telefone, água e luz, as instituições não conseguem gerar o score, o que dificulta o acesso aos produtos.

5. É importante sempre manter os dados pessoais atualizados, tanto em instituições como nos órgãos de proteção ao crédito. Caso não possua cadastro, o consumidor pode se inscrever gratuitamente e atualizar suas informações.

6. Cuidado com a frequência de pedido de crédito. Solicitar diversos cartões de crédito, empréstimos ou aumento de limite ao mesmo tempo pode derrubar o score. Os sistemas bancários entendem que pode se tratar de uma ação fraudulenta, e a nota é baixada para que o produto não seja liberado.

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