O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama atenderá a população dos municípios de Maragogipe e Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, no mês de junho. O programa é uma oportunidade para que as mulheres de 50 a 69 anos realizem mamografias. O exame detecta precocemente o aparecimento do câncer de mama, doença que se não for tratada convenientemente e precocemente, pode levar à morte.
Nos dois municípios, 3.233 mulheres, na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde, estão aptas para a realização dos exames. Para ser atendida, será preciso levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento é realizado das 7h até as 18h, em todas as localidades.
Locais de atendimento
Em Maragogipe, o programa estará com a unidade móvel estacionada na Praça do Largo da Matriz, no período de 3 a 19 de junho. Para este município, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pactuou 2.100 atendimentos. Já em Sapeaçu, a unidade móvel ficará estacionada no Colégio Municipal Eraldo Tinoco. A meta é atender 1.133 mulheres de 50 a 69 anos, no período de 7 a 15 de junho.
O Saúde sem Fronteiras é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.