A economia baiana caiu 0,5% no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado fica bem abaixo do desempenho da economia nacional que nessa comparação cresceu 0,5%, segundo dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Em relação ao último trimestre de 2018, a economia baiana teve desempenho semelhante à economia nacional e caiu – 0,2%.
Setorialmente, o setor agropecuário baiano apresentou cresceu 2,6%), o setor industrial apresentou um recuo (-1,1%) e setor de serviços, que responde por 70% do PIB baiano, registrou baixa de -0,3% e foi responsável pela queda expressiva no cômputo global. Na indústria, chama atenção a queda de -4,2% na indústria de transformação. Por outro lado, registrou-se a recuperação da construção civil, com crescimento de +2,5% e a alta da atividade de eletricidade e água (+6,0%), com ênfase na energia eólica.
O setor serviços caiu principalmente por causa das taxas negativas registradas no comércio (-1,1%) e nas atividades imobiliárias (-1,8%). A Administração Pública e a atividade de transportes apresentam-se estáveis com taxas de +0,1% e 0,0%, respectivamente.