Os lançamentos de imóveis residenciais cresceram 4,2% no primeiro trimestre de 2019, na comparação anual, para 14.680 unidades, conforme levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgado nesta segunda-feira (27). Em relação ao quarto trimestre, porém, houve queda de 62,5%.
De acordo com o Valor Online, no trimestre, as vendas aumentaram 9,7%, para 28.676 unidades, ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre, as vendas caíram 18,9%. A oferta final de imóveis encolheu 8,6%, em relação ao primeiro trimestre de 2018 e 6% ante o último trimestre do ano passado, para 120.422 unidades. Da oferta final de imóveis no fim de março, 24% se referem a unidades na planta, 47% a imóveis em construção e 29% a unidades prontas.
Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, há tendência clara de aumento de lançamentos e vendas de unidades residenciais. Segundo ele, o levantamento trimestral da entidade apontou que o setor imobiliário vem apresentando crescimento “lento, gradual, mas constante desde 2017”. O representante setorial ressaltou que as reformas são fator decisivo para mercado imobiliário. “As pessoas postergam a decisão de compra diante das incertezas”, disse.