O vereador Zé Trindade apresentou na Câmara de Salvador, na última semana, uma proposta para obrigar filhos de políticos e ocupantes de cargos comissionados a estudar em escolas públicas. Se aprovado, o projeto aplicará a regra para todas as fases de aprendizagem regular, que compreende o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental I e II.
Para o vereador, “é inadmissível que o Brasil ainda conte com um sistema educacional dual, baseado em distinção de classes”. O parlamentar soteropolitano defendeu também que a proposta deverá obrigar, indiretamente, o aperfeiçoamento da educação pública.
Questionado se seus próprios filhos estudaram em instituições públicas de ensino, Trindade respondeu: “Meus filhos não estudaram em escola pública por causa dessa falta de qualidade que eu estou justamente tentando combater. Se a realidade das escolas fosse outra, certamente teriam estudado. Mas meus pais, por exemplo, estudaram a vida toda em escolas públicas, assim o governador do nosso Estado, Rui Costa, que é uma referencia e hoje governa a Bahia”.