domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

APÓS REUNIÃO COM GOVERNO CAMINHONEIROS DESCARTAM GREVE

Redação - 23/04/2019 07:37

 Após uma reunião de quase cinco horas com o governo, representantes de caminhoneiros garantiram, nesta segunda-feira, que não haverá paralisação da categoria nas próximas semanas. Segundo eles, o ministério da Infraestrutura assegurou que irá atender duas das principais reivindicações dos motoristas: aumentar a fiscalização do piso mínimo de frete e atrelar o reajuste da tabela ao preço do diesel. — Eu acho que nós conseguimos administrar essa condição de momento e não deve haver paralisação de caminhoneiros neste momento. A representação dos caminhoneiros está conseguindo conversar com o governo — disse o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno.

Em nota, o ministério informou ter firmado com a categoria uma agenda de trabalho a curto prazo com o objetivo de amortecer o efeito da variação do preço do diesel. A pasta se comprometeu a estudar a eliminação de “multas desnecessárias aos caminhoneiros”; transferir o custo do diesel para a tabela do frete; fazer uma “fiscalização efetiva” da referência de custo do piso mínimo do frete; e celebrar um termo de compromisso com as entidades representantes da categoria “para tornar mais efetiva a fiscalização”. Atualmente, a lei já permite reajustar a tabela do frete automaticamente quando o diesel sobe mais de 10%. O ministério não explicou que irá diminuir esse percentual. Além disso, não disse a atual tabela atualmente será reajustada.

“Construímos em conjunto agenda de trabalho que envolve eliminação de multas injustas, transferência do custo do diesel para tabela de frete, fiscalização dessa referência de custo e termo de compromisso com entidades representantes para tornar a fiscalização mais efetiva”, disse, em nota, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.