Neste mês, cinco anos após iniciar sua operação, o Nubank, maior fintech (empresa tecnológica da área financeira) do país alcançou clientes em todos os 5.570 municípios brasileiros. Entre os cerca de 4 milhões de clientes da Nuconta – a conta digital da empresa – em todo o país, cerca de 220 mil são moradores da Bahia. A Nuconta – lançada em 2017 – já está presente em todas as cidades baianas.
Ainda no estado, o Nubank registrou um crescimento de 68% desde dezembro passado, quando lançou a função débito em seus cartões; e uma economia feita por clientes superior a R$ 3,3 milhões com TEDs ( documento de transferência gratuita) gratuitas oferecidas pelo banco. Em termos nacionais, a fintech contabiliza um total de 6 milhões de clientes em todas as suas operações, sendo que 73% brasileiros com menos de 36 anos, grande parte, 47%, está localizada em municípios da região Sudeste e quase metade, 48% são mulheres. Já a unidade da federação com a maior proporção de clientes do roxinho é o Distrito Federal, onde 6,3% da população utiliza o Nubank.
Uma das poucas empresas unicórnio do Brasil – aquelas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão -, o Nubank é hoje a principal fintech da América Latina e lidera o movimento das empresas de base tecnologia do setor financeira que tem assustado bancos tradicionais com seus produtos inovadores e estrutura mais enxuta. Muitos bancos, inclusive, têm comprado ou investidos ou criados suas próprias fintechs. Justifica-se: De acordo com dados do Banco Central, apenas 60,4% das cidades brasileiras (3.366 municípios) contam com agências bancárias. O mesmo instituto diz que cerca de 60 milhões de brasileiros com mais de 18 anos estão desbancarizados, quase metade da população economicamente ativa do país.
São pessoas que também consomem, pagam contas e podem se beneficiar de um serviço que as permita guardar seu dinheiro e ter acesso a crédito. O Nubank tem se favorecido de uma boa estrutura de marketing e comunicação para atrair clientes desde o uso da cor roxa à promessa de cartão sem anuidade e conta sem taxas. Segundo a empresa, qualquer pessoa com mais de 18 anos e um smartphone pode baixar o aplicativo e criar a sua Nuconta em três minutos, onde, ainda segundo a promessa da empresa, todo dinheiro depositado nela tem um rendimento automático superior ao da poupança. As informações são coluna Negócios do Jornal Correio