O TomTom GO Brasil é um aplicativo de navegação que auxilia motoristas durante a direção. Embora menos conhecido que os concorrentes Google Maps e Waze, o app pode chamar a atenção por suas funções interessantes, entre as quais se destaca a capacidade de rodar offline em todo o país. Porém, esse não é o único recurso que se apresenta como um diferencial no serviço, disponível para celulares Android. Nas linhas a seguir, o TechTudo reúne cinco funcionalidades do TomTom GO Brasil que são ao mesmo tempo úteis e pouco conhecidas.
Uma das grandes vantagens do TomTom GO Brasil é que o app não apenas indica a posição dos radares eletrônicos: ele também mostra o limite de velocidade de cada pardal. O rival Google Maps só conta com esse recurso nos Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca. Ao definir um trajeto no aplicativo, você verá a localização de todos os radares no caminho. Basta dar um toque sobre o botão de radar para visualizar o limite de velocidade, que estará indicado dentro do símbolo de placa de trânsito (no exemplo da imagem abaixo, 60 km/h).
O app mostra quais ruas estão congestionadas mesmo sem colocar nenhum trajeto no app. Essa característica já facilita bastante o dia a dia, pois permite ao motorista escolher uma “rota de fuga” antes de sair de casa. A função também pode ser aproveitada por quem está à pé e quer se livrar do tumulto do trânsito, ainda que não vá ficar parado em um local.
Mas esse recurso está presente nos concorrentes. Um diferencial do TomTom GO é que ele especifica o comprimento das filas de trânsito e quanto tempo médio que o motorista vai demorar em cada uma. O melhor é que a informação está bem na tela inicial da plataforma. Para acessá-la, basta abrir o aplicativo e tocar em uma das filas. Se não houver como escapar do engarrafamento, pelo menos você conseguirá ver facilmente qual o caminho menos congestionado.
A simples definição de um trajeto já é suficiente para que o TomTom Go Brasil informe as paradas úteis no entorno. O app indica a localização de postos de gasolina, estacionamentos, semáforos, radares e outros estabelecimentos que servem a quem está dirigindo – tudo por meio de ícones de fácil identificação. A função é particularmente interessante para quem está viajando ou usando uma rota desconhecida, pois permite ao motorista se programar para uma parada, por exemplo.
Quem usa o Google Maps simultaneamente com o Waze sabe que os aplicativos frequentemente mostram diferentes rotas para uma mesma viagem. Isso ocorre porque cada um deles prioriza certo tipo de trajeto, seja ele o de menor distância ou o mais livre de congestionamento. O TomTom dá liberdade ao usuário para escolher qual tipo de percurso fazer. Para isso, é preciso entrar no menu, acessar o botão de engrenagem (ajustes) e selecionar “Planejar percursos”. Nesta seção, é possível escolher entre o trajeto mais curto, mais rápido, sinuoso, ecologicamente correto, evitando autoestradas, entre outras opções.
Outra característica interessante é a capacidade de rodar em segundo plano, função também acessível nos ajustes. Quando ela é ativada, o app continua dando instruções de trajeto por voz mesmo que não esteja aparecendo na tela do celular. Assim, o motorista pode abrir o WhatsApp sem correr o risco de perder nenhuma orientação, por exemplo.