A realização de obras de preservação hídrica, como barragens, ampliação da cobertura de saneamento básico e da distribuição de água. Essas foram algumas das ações prioritárias da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) discutidas nesta sexta-feira (12) pelos secretários do Planejamento, Walter Pinheiro, e da SIHS, Leonardo Góes Silva, na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Participaram ainda da reunião de trabalho gestores e equipes técnicas da Embasa e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), instituições vinculadas à SIHS.
De acordo com Pinheiro, o alinhamento das equipes das duas secretarias vai permitir traçar linhas fundamentais e metas concretas associadas às necessidades da ponta. “Uma possibilidade efetiva de termos um grau de eficiência na execução e, consequentemente, atingir os objetivos de uma das políticas decisivas para nosso estado, que enfrenta diversos problemas do ponto de vista de convivência com a seca”, explicou. Ele detalhou ainda que a Bahia já avançou muito na distribuição, contudo ainda precisa continuar avançando ainda mais na reservação e captação de água.
Para o secretário Leonardo Góes, a iniciativa mostra a proatividade da Seplan em convocar as demais secretarias para analisar questões ligadas a Plano Plurianual Participativo (PPA), ao orçamento e o planejamento de uma forma integrada, ainda no início de construção do PPA 2020-2023. “Reunião muito produtiva, porque integramos as equipes e discutimos temas desse ano e, de foram conjunta, a elaboração de ações de longo prazo, ou seja, detalhes cruciais, desde pendências imediatas que envolvem o orçamento, mas também discussões de futuro, estratégicas e transversais”, detalhou.