Por João Paulo Almeida
A Vereadora Aladilce Souza (PC do B) afirmou hoje em contato com o portal Bahia econômica que o projeto de lei que regulamentará o Uber em Salvador deve ter limites para a quantidade de motoristas que os aplicativos devem empregar. Segundo ela se o Uber não impor limites vai chegar um número tão grande que vai prejudicar a mobilidade urbana de Salvador. “Nós precisamos pensar no bem está do trânsito de Salvador. Hoje temos aproximadamente 30 mil motoristas com Uber e 99 Pop, se isso não for controlado vai acabar um tempo onde teremos uma quantidade tão grande de carros que a mobilidade urbana será comprometida. Nós somos a favor que haja um limite”.
A vereadora explica que não pensa em proibir que o aplicativo receba novos motoristas, apenas que elas paguem um pouco a mais quando extrapolar uma cota. “ Eles vão pagar o ISS a prefeitura. Caso atinja uma cota de mais de 7 mil e duzentos motorrias pagariam 1% a mais por viagem. Esse recurso iria para obras de mobilidade. Essa ideia já vem sendo aplicada em cidades como Fortaleza e vem sendo um sucesso”, explicou a Vereadora.
Ontem, em entrevista ao portal Bahia Econômica o presidente da comissão de justiça da câmara de Salvador o vereador Alexandre Aleluia, explicou que a comissão não permitiu que haja um limite para os motoristas de aplicativos por que teme que haja uma demissão em massa caso haja um controle nesse sentido. A votação para dos aplicativos deve acontecer em mais ou menos um mês e meio depois que ele passar pela comissão de finanças e pela comissão de transportes da câmara municipal.