sexta, 20 de setembro de 2024
Euro 6.1002 Dólar 5.4665

DUFF & PHELPS LANÇA ESTUDO SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

Redação - 25/03/2019 14:15

O Brasil está positivamente posicionado entre os mercados emergentes como propulsor do crescimento global nos próximos anos, graças à mudança radical que se espera em seus fundamentos econômicos e políticos e, consequentemente, uma abordagem mais favorável ao mercado. É o que aponta o inédito estudo Brazil Transaction Insights, realizado pela Duff & Phelps, consultoria global focada em serviços nas áreas de valuation, finanças corporativas, M&A e disputas, assim como temas regulatórios e de governança corporativa – e que, em março de 2018, anunciou a aquisição da Kroll, líder mundial em gestão de riscos e investigações corporativas, operação que expandiu a gama de soluções ofertada pelas companhias nas áreas de avaliação de riscos, finanças corporativas, disputas e investigações, regulamentações e segurança cibernética, principalmente na América Latina e na Europa.

Voltada a clientes e investidores internacionais, a edição brasileira do levantamento feito pela Duff & Phelps terá periodicidade semestral e traz um abrangente panorama do cenário nacional, reunindo informações sobre IPOs, empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa e nas principais bolsas dos EUA, privatizações, transações internacionais, ambiente macroeconômico, despesas e dívidas públicas, Previdência Social, M&A e PE/VC, além dos principais pontos da agenda do novo governo e um resumo do Brasil em números. Segundo o estudo, sob o atual governo, o Brasil deverá avançar em direção à globalização, ao livre comércio, ao aumento da competitividade nacional e à redução da burocracia para superar o déficit nacional e o alto nível de desemprego. As reformas da previdência pública e dos impostos, bem como uma redução substancial nos gastos do governo, provavelmente serão aprovadas no primeiro semestre de 2019.

Um dos destaques do levantamento é o número de IPOs esperadas e realizadas no Brasil de 2011 a 2018 e a expectativa do mercado para 2019 – com cerca de 20 operações (veja o gráfico a seguir). “Segundo dados de mercado, até por consequência de um represamento que vimos no 2º semestre de 2018, estima-se que poderá haver aproximadamente 20 IPOs no Brasil em 2019. Já o mercado de M&A manteve, em 2018, mesmo com a crise e a indefinição das eleições, o mesmo volume de atividades. É um investimento de longo prazo, mais estratégico, e mesmo em relação a private equities não houve qualquer represamento de volume de transações, mantendo-se o mesmo patamar de atividade. Acreditamos que em 2019 haverá um movimento de mudança de patamar em volume de atividades de M&A, porque a reação também é muito rápida”, afirma Alexandre Pierantoni, Managing Director da Duff & Phelps no Brasil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.