sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ALUNA DO PROJETO INGRESSAR É APROVADA EM VESTIBULAR

Redação - 15/02/2019 13:45 - Atualizado 15/02/2019

Quando Luana Pinheiro, de 19 anos, concluiu o ensino médio em um colégio da rede estadual, ela sabia que teria um desafio grande pela frente a ser superado: estudar para ser aprovada em uma faculdade. Sem dinheiro sobrando, o jeito era estudar por conta própria. Isso até receber a notícia que foi selecionada para o projeto IngreSSAr, promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A jovem aproveitou a oportunidade dada pela Prefeitura para participar do curso preparatório Os Aprovados, na Avenida ACM, e estudou dia e noite até receber o resultado: foi aprovada para o curso de psicologia na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Primeiramente, eu pensei em Direito, mas é muito chato. Então decidi por psicologia porque eu gosto de analisar as pessoas”, conta, aos risos.

Luana tem consciência da importância do projeto IngreSSAr, que tem como objetivo ampliar acesso de jovens carentes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio, ou seja egresso da rede pública de ensino de 15 a 29 anos. “Ai, isso aqui é outra coisa (referindo-se ao estudo em cursinhos). O projeto é muito importante para quem não tem condição de pagar um curso”, afirma.

Na primeira edição do programa, em 2018, as instituições credenciadas foram os cursos preparatórios Os Aprovados e Pré-Enem, ambos localizados na Avenida ACM. Nesses ambientes, os alunos têm acesso à preparação para as áreas de conhecimento de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, exigidas no Enem e trabalhadas durante cinco horas de aula diária.

Os alunos ainda puderam aderir a uma carga horária opcional de monitoria. Este tipo de preparação custa R$3 mil por estudante, em média. Luana foi uma dos 267 alunos que concluíram as atividades do Ingressar, e terminou tendo êxito ao final das aulas. Para este ano, serão disponibilizadas 800 vagas – o dobro do ano passado. As inscrições estão previstas para serem abertas após o Carnaval.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.