Um post de ameaça de morte contra o cacique tupinambá Babau foi denunciado na página da presidente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara. A postagem foi denunciada nesta quarta-feira (13). Com a identificação de “anônimo”, dizia: “vou arrancar a cabeça desse safado, esperem pra ver ele. Não chega em junho. Vai ser festa aqui em Buerarema. Estamos armados até os dentes. Somos 400 homens pra acabar com essa raça de ladrão. Babau o seu fim já está escrito ou vc suma ou cai no aço. Vai ser mais de cem tiros de escopeta na cara”, escreveu.
Na segunda-feira (11), o cacique tupinambá pediu apoio do governo do Estado e do Ministério Público Federal (MPF) por ter tido conhecimento de ameaça de morte contra ele (ver aqui). À Folha de São Paulo, Babau disse ter recebido informações sobre um suposto plano de assassinatos no sul baiano. O cacique lidera a Terra Indígena Tupinambá, de 47 mil hectares, que abrange Ilhéus, Una e Buerarema. Na região, vivem em torno de 4,6 mil indígenas.
Na mesma página em que repercutiu o post, Sônia Guajajara, que foi candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos, defendeu o cacique baiano. “Tudo isso aí se refere ao que este indivíduo que fazer com o cacique Babau e sua família, e lógico ancorado no discurso fascista das autoridades inclusive da chefia maior”, protestou.