A montadora Toyota anunciou nesta quarta-feira (2) a criação do terceiro turno nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz (SP). Segundo a empresa, o novo turno é inédito no Brasil. A produção deve começar em novembro deste ano, gerando 740 empregos direitos em Sorocaba, 130 em Porto Feliz e cerca de 700 vagas em contratações em fornecedores de peças (vagas indiretas).
A demanda é para atender a produção do Etios e também do novo compacto Yaris, previsto para ser comercializado no segundo semestre deste ano. Segundo a empresa, as fábricas estão se adaptando para o início da produção no compacto. Com a abertura das novas vagas, a capacidade produtiva da Toyota passará dos atuais 108 mil unidades para 160 mil veículos anualmente.
De acordo com o sindicato da categoria, a montadora afirmou que haverá aumento de 37% no número de trabalhadores na unidade de Sorocaba e 30% na planta de Porto Feliz. Conforme divulgado pela Toyota durante o anúncio do terceiro turno, 320 funcionários que estavam contratados por tempo determinado foram efetivados nos cargos. O sindicato afirma que as negociações com a empresa para a criação do novo turno de produção foram aprovadas com os trabalhadores na assembleia realizada em fevereiro.