Até março, Salvador deve receber cerca de 3,7 milhões de turistas de todo o mundo, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult. Movimentando uma cadeia produtiva superior a 50 setores econômicos, o alto fluxo de turistas exige a atenção dos setores públicos e privados, além da sociedade civil, principalmente em áreas como segurança, lazer e hospitalidade.
Mais cedo, o prefeito ACM Neto (DEM) exaltou o momento que o turismo de Salvador vive, no verão de 2019, durante discurso de abertura dos trabalhos da Câmara na manhã de hoje (4). Segundo o democrata, 9,3 milhões de turistas visitaram a capital baiana entre dezembro e janeiro – número, que de acordo com ele, é maior do que o registrado durante a Copa do Mundo de 2017.
“É o verão da década que se anunciou em 2013. Depois de um inverno que jogou para baixo a autoestima da cidade. O Sol resplandece soberano no céu da Bahia”, declarou. Sobre o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à cidade, Neto avalia que haverá parceria: “Tenho consciência de que o governo federal dará um tratamento especial e diferente para Salvador”.