Desenvolver a importância do domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para otimizar o atendimento no processo de inclusão da pessoa surda. Esse é o objetivo principal do Treinamento em Libras direcionado a 20 colaboradores que atuam no SAC Móvel e na nova unidade do Shopping da Bahia. A capacitação começou nesta segunda-feira (28) e vai até a próxima sexta-feira (1º). O treinamento tem carga horária de 30 horas e vai gerar certificado emitido pelo SineBahia.
O curso, ministrado pela Instrutora em Libras do SineBahia, Cynira Uchoa, consiste em noções básicas sobre a língua. De acordo com Cynira, o intuito maior é auxiliar o colaborador do SAC para a comunicação com pessoas surdas. “O foco do curso é fazer com que o colaborador consiga se comunicar nas situações cotidianas, saiba recepcionar o surdo e compreenda com convicção qual serviço ele está em busca”, disse.
Realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), em parceria com o SineBahia, o treinamento trouxe informações relevantes aos beneficiados. Para Adriana Santos, o curso é fundamental no dia a dia dos trabalhos no SAC Shopping da Bahia. “Essa capacitação em Libras é imprescindível para que o cidadão que tenha deficiência auditiva perceba que a necessidade dele é igual a de outras pessoas e que ele se sinta realmente inserido na sociedade também”, disse.
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida, através da Lei nº 10.436/2002, como a língua oficial utilizada pela comunidade surda brasileira. De acordo com a legislação, Libras é “a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos”. Para se comunicar utilizando a Libras é preciso conhecer as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta.