A inovação buscada por tantas empresas tem seu início a partir da curiosidade dos funcionários e como eles se sentem confortáveis para desenvolvê-la. O “Relatório Global de Curiosidade 2018” realizado pela Merck, empresa líder em ciência e tecnologia movida pela curiosidade, mapeou como está o nível de curiosidade de 3 mil funcionários em países e empresas diferentes.
A motivação da pesquisa veio após um estudo de Harvard com mil líderes sobre o que seria a base para uma cultura inovadora nas empresas e a resposta mais utilizada foi o encorajamento e a recompensa da curiosidade. Um mapeamento prévio à pesquisa apontou que aqueles muito curiosos, com alto desempenho e maior potencial para inovar têm quatro características distintas que juntas formaram o Índice de Curiosidade, variável entre 0 e 100.
Em contato com o portal Bahia Econômica, Todd Kashdan, Ph.D., professor na George Mason University e colaborador da pesquisa de curiosidade da Merck e Carl Naughton afirmou que “As empresas podem e devem estimular a curiosidade no ambiente de trabalho. Segundo a pesquisa, os principais elementos para a curiosidade são autonomia, responsabilidade e liberdade”.
De acordo com as respostas, o perfil mais curioso de todos os entrevistados é tipicamente um millennial, nascido entre 1982 e 1995, e trabalha no departamento de pesquisa e desenvolvimento de uma grande empresa. A surpresa é em relação a população mais jovem, denominada de Geração Z (nascidos após 1995), que ficou com o título de menos curiosa com um modesto índice de 66,5. Já os mais velhos, apresentaram altos índices em abertura para novas ideias, habilidade que se torna cada vez mais relevante em um mundo onde as mudanças acontecem de maneira mais rápida.