Por João Paulo Almeida
A energia eólica tem uma perspectiva de crescimento na Bahia se tornando o maior polo do setor do Brasil. Em contato com o portal Bahia Econômica, a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Luiza Maia (PT), afirmou que o governo do estado espera aplicar R$ 9 bilhões de reais através de concessões em investimentos na construção de 96 parques eólicos no estado.
“Hoje a Bahia está caminhando para passar o Rio Grande do Norte e se tornar o maior polo de energia eólica do Brasil. Nós temos hoje já investidos ao longo de quatro anos 13 bilhões de reais e para o futuro existe a previsão de mais 9 bilhões de reais e a construção de 96 parques eólicos. Hoje no Rio Grande do Norte tem a previsão de construção de 33 parques, então estamos com uma folga grande”, disse Luiza
A secretária também afirmou que existe uma alta previsão na geração de empregos com os investimentos. “ Nós imaginamos cerca de 39 mil empregos diretos gerados na construção desses parques até 2023. Então é um nível alto de investimento para torna o interior do estado mais industrializado e mais competitivo”, explicou.