Zenfone 4 Selfie é um celular da Asus de ficha técnica intermediária que conta com câmera frontal dupla de 20 + 8 megapixels. Um dos destaques da linha Zenfone 4, o aparelho teve lançamento no Brasil em 2017 por preços a partir de R$ 1.199. Um ano depois, ele é encontrado na faixa de R$ 1.300 no comércio virtual pela edição mais básica, tornando-se um dos mais vendidos na loja online do Walmart.
O telefone está disponível com quantidades variadas de memória RAM e armazenamento, além de quatro cores: preto, dourado, rosa e verde. O dispositivo saiu de fábrica com Android 7 (Nougat), mas já foi atualizado para Android 8 (Oreo) e interface ZenUI 5. Conheça a seguir as principais características do smartphone e saiba se ainda vale a pena comprar.
Review Zenfone 4 Selfie Pro: conheça o celular da Asus
PONTOS POSITIVOS
O principal atrativo do Zenfone 4 Selfie, como o nome do aparelho indica, é o conjunto fotográfico para selfies. O celular é um dos mais baratos do mercado com dois sensores frontais, com 20 megapixels e 8 megapixels. Além de conseguir tirar fotos com boa resolução, o telefone da Asus aproveita as lentes com diferentes distâncias focais para capturar profundidade de campo e aplicar efeito de desfoque no fundo. O recurso é similar ao popular modo retrato da Apple, porém com menor eficácia. Ainda assim, o truque pode agradar em fotos casuais para redes sociais.
Além disso, a câmera de 8 megapixels utiliza lente grande-angular, que permite capturar fotos mais abertas, ideais para selfies em grupo. O usuário pode escolher o tipo de alcance lateral da imagem na hora de fotografar, alternando entre as lentes manualmente.
A versão mais avançada do Zenfone 4 Selfie pode oferecer um bom custo-benefício se você busca um celular com memória farta. O aparelho tem opção com memória RAM de 4 GB de RAM e armazenamento de 64 GB, o que deve ser suficiente para abrir vários apps sem engasgar e guardar toda a mídia do WhatsApp.
Uma das vantagens de celulares fabricados há mais tempo é a oferta ampla de portas. No Zenfone 4 Selfie, o usuário poderá conectar fone de ouvido analógico normalmente por meio da entrada P2, que vem sendo abandonada aos poucos pela indústria. Além disso, o smartphone conta com bandeja tripla para chips e cartão microSD. Dessa maneira, é possível utilizar a função dual c sem deixar de lado a expansão de memória.
PONTOS NEGATIVOS
A tela IPS LCD de 5,5 polegadas do Zenfone 4 Selfie traz resolução apenas HD (1280 x 720 pixels), que limita a qualidade da imagem que pode ser reproduzida em vídeos do Netflix, YouTube e outros apps. Essa característica pode passar despercebida para boa parte usuários, mas olhos mais atentos podem chegar a ver cantos pixelados em ícones e, especialmente, em textos.
Vale lembrar, no entanto, que painéis HD não são exclusividade do Zenfone nessa faixa de preço. O Galaxy J8, lançado em 2018, tem display com essa definição em uma área de 6 polegadas, reduzindo ainda mais a densidade de pixels.
Em 2018, celulares intermediários começaram a mudar o visual para acompanhar a tendência de telas com menos bordas, deixando aparelhos como o Zenfone 4 Selfie para trás. O smartphone deixa espaço de sobra ao redor do display. A geração mais recente Zenfone 5 tem tela com notch que ocupa uma porção considerável da parte da frente, removendo também o clássico botão físico.
O sistema da Asus que roda junto com o Android é um dos pontos frequentemente criticados nos Zenfones. No Zenfone 4, a fabricante implementou melhorias importantes, eliminando apps desnecessários e deixando a interface mais limpa. No entanto, alguns bugs permanecem. É comum ver erros de tradução em certas funções do celular, além de problemas de estabilidade e consumo excessivo de memória. Vale lembrar que o Google Assistente travou em diversos momentos durante a análise do Zenfone 5.
Ficha técnica do Zenfone 4 Selfie