Por João Paulo Almeida
A crise instalada no país nos últimos anos fez com que alguns setores da economia ainda não conseguissem se recuperar. Segundo o IBGE, o volume de negócios do setor de sérvios fechou o mês de fevereiro em queda de 8,6%, em relação ao igual período do ano passado. Na comparação com a média nacional, que registrou queda de 2,2%, a retração do setor na Bahia se torna ainda mais expressiva.
Em entrevista ao Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, Paulo Motta, explicou que a falta de uma política econômica madura faz com que o setor fique instável e não consiga se recuperar. “A recuperação do varejo tem sido pontuais tendo em vista que os consumidores continuam cautelosos em irem as compras o que significa que vem se mantendo o perfil da prudência dos mesmos em consumir”, disse Motta. Motta também explicou que o governo federal causou uma insegurança jurídica ao deixar uma medida provisória caducar, deixando o empresário sem a certeza da nova lei.
“A insegurança justiça da aplicação da nova legislação trabalhista gerada pelo próprio governo federal em deixar caducar sua medida provisória no congresso associada as divergentes interpretação do poder judiciário influenciam negativamente na geração de emprego diminuição do desemprego e menos consumidores”.